Cálculo urinário, mais conhecido com pedra nos rins, são pequenas pedras que estão dentro do sistema urinário. Elas se formam quando os sais e os minerais que estão normalmente na urina se cristalizam e endurecem.
Eles são eliminados quando você urina, porem em algumas situações eles podem ficar trancado na saída, causando dor lombar lateral, sangue na urina, náuseas, vômitos, dor ou desconforto ao urinar e necessidade de urinar.
O diagnóstico é feito pela história clínica e por exames de imagens como Raio X, ultrassom ou tomografia (que é o método mais confiável)
O tratamento depende do tamanho da pedra, da sua localização e do tipo, se está obstruindo a passagem da urina, se a função do rim está preservada ou não e se tem infecção associada.
Se os sintomas estão muito proeminentes, de difícil resolução, sinais de obstrução ou infecção associada, é recomendado que o paciente fique internado para avaliar a possibilidade de retirada do cálculo pelo urologista. Caso os sintomas sejam leves ou o cálculo passível de sair espontaneamente (geralmente menor que 0,7cm), o paciente poderá fazer o tratamento em casa, com analgésicos e medicações chamadas de facilitadores de passagem de cálculo. Agora para os cálculos maiores mas assintomáticos, podem ser tratadas com litotripsia extracorpórea, tratamento o qual a maquina envias ondas de choque em direção a pedra, fazendo-a vibrar e quebrar em pedaços menores podendo ser eliminada espontaneamente.
A maneira mais eficaz de evitar a formação de cálculos urinários (pedra) é se hidratar bem. Corpo bem hidratado, ira fazer o rim produzir uma urina diluída, dificultando a formação da pedra. A quantidade de água necessária varia de um indivíduo para outro, mas geralmente um volume de 1,5 litros de água por dia já são o suficiente.
Um dica fácil para saber se o seu corpo é prestar atenção na cor da urina. Se ela esta clarinha, quase límpida, demonstra que seu corpo está bem hidratado e está eliminado o excesso de água. Agora se a urina esta muito amarela com cheiro forte, ela esta concentrada, e isso geralmente é um sinal de que o corpo está desidratado.